Descida do Petróleo Reduz Impacto do Aumento do Imposto

A descida do petróleo reduz impacto do aumento do imposto a menos de metade. Segundo notícia do Diário Económico, para a semana era esperada nova descida dos preços dos combustíveis em quatro cêntimos no gasóleo e quarto cêntimos na gasolina.

Descida do petróleo reduz impacto do aumento do imposto

Conforme foi anunciado no artigo “Aumento do ISP 2016 já está em vigor” os combustíveis sofrerão um aumento do imposto que entre ISP e IVA deverá ser de pouco mais de €0,07 por litro. Assim sendo o momento em que as gasolineiras irão incorporar o aumento por via do imposto deverá coincidir no tempo, ou quase, com a atualização por via da descida do custo o que levará a que o preço final por estes dias, já incorporando a totalidade do aumento do impostos, deva crescer apenas €0,03 por litro.

Descida do petróleo reduz impacto do aumento do impostoNeutralidade Fiscal:

Note-se que o objetivo declarado pelo governo nesta matéria a estabilizar a receita fiscal num nível próximo do orçamentado já em 2015 pelo que se admite que durante o ano o valor do imposto possa subir ou descer, adaptando-se à oscilação do preço base sobre o qual a taxa de imposto incide. Se os preços de venda antes de impostos descer muito face ao nível atual, o imposto poderá ser revisto em alta, se, pelo contrário começar a subir muito, o imposto poderá ser revisto em baixa. O resultado final poderá ser uma menor oscilação dos preços finais cobrados aos consumidores ao longo do ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *