Cenário Macroeconómico para 2017 – Orçamento do Estado

Uma das peças sempre interessantes de um processo orçamental é o Relatório do Orçamento do Estado e, em particular, o cenário macroeconómico projetado pelo governo e sobre o qual se deverá basear para preparar todo o exercício.

As variáveis previstas são habitualmente difíceis de antecipar, sendo uma raridade que, volvido um ano, se constate um grande acerto das previsões, mas, ainda assim, o exercício é mesmo crítico para desenhar o orçamento e o grau de precisão muito relevante.

 

Qual é então o cenário macraoeconómico para 2017 patente da proposta de orçamento do estado?

A tabela que se segue sintetiza boa parte da informação mais relevante. Destaca-se uma previsão de crescimento de 1,5% para 2017, um valor praticamente idêntico ao registado em 2015 (recentemente revisto em alta pelo INE de 1,5% para 1,6%) e uma estimativa de crescimento de 1,2% para 2016.

Outra menção particular para a perspetiva de crescimento do emprego, em aceleração face ao 2016 que terá já sido um ano de franca recuperação neste indicador. A taxa de desemprego, por seu lado, deverá continuara a descer em 2017, esperando-se que feche o ano nos 10,3%.

Destaca-se a previsão de inflação nos 1,5% em 2017 o que representa praticamente uma duplicação do índice de preços no consumidor face aos 0,8% previstos para 2016 (confronte com a nossa previsão de 0,6%).

Não presente nesta tabela mas sim no relatório está a previsão para o saldo orçamental (défice público). Este deverá fechar o ano perto dos 2,4% estimando-se que desça oito décimas em 2017 para os 1,6%. Qualquer deles o valor mais baixo, em Portugal em muitos anos.

Cenário Macroeconómico para 2017
Cenário Macroeconómico para 2017 – Orçamento do Estado

Numa tabela posterior presente no mesmo relatório é apresentada a comparação entre as várias comparações oficiais com as previsões para a economia portuguesa tanto para 2016 como para 2017. Reproduzimos aqui a tabela para memória futura.

Previsões Oficiais para a Economia Portuguesa

Em atualização.
 

Mais informação:

Acompanhe aqui todos os nossos artigos sobre o Orçamento do Estado de 2017.

Deixar uma resposta