Bolsas Fulbright para investigação - 2017 2018

Bolsas Fulbright para investigação 2017 2018

Estão abertas as candidaturas para as Bolsas Fulbright para investigação 2017 2018. Segundo informação recebida da Comissão Fulbright estão abertos os concursos para a atribuição de Bolsas a estudantes e investigadores portugueses que pretendam prosseguir estudos de mestrado ou doutoramento em universidades nos EUA.

 

Bolsas Fulbright para investigação 2017 2018:

Quem, como, onde, quando pode concorrer às Bolsas Fulbright para investigação 2017 2018?

Bolsas Fulbright para investigação 2017 2018

Os concursos abertos destinam-se a atribuir as seguintes bolsas:

blank
  • Bolsa Fulbright para Mestrados e Doutoramentos

(a iniciar no ano académico 2017/2018)

  • Bolsa de Viagem Fulbright

(para programas de Mestrado e Doutoramento a iniciar no ano académico  2016/2017)

As candidaturas terminam a 31 de março de 2016. Sem prejuizo de ter de consultar os regulamentos na íntegra (nomeadamente as condições de elegibilidade) eis alguns detalhes sobre as bolsas que encontrámos no sítio da Comissão:

“(…) As bolsas destinam-se à frequência em regime presencial e a tempo inteiro de programas de mestrado ou doutoramento em universidades acreditadas nos EUA. São atribuídas antes de os candidatos iniciarem o processo de admissão a esses programas.

Áreas de estudo
As bolsas destinam-se a todas as áreas de estudo. No entanto, as bolsas não poderão apoiar a frequência de programas de estudo que sejam conjugados com prática médica. 

Requisitos:
– Licenciatura já concluída no momento do concurso à bolsa. Caso o objectivo de estudo seja o doutoramento, o grau de Licenciatura deverá corresponder a um programa de estudos com a duração de 4 ou mais anos. Aos estudantes que tenham frequentado uma Licenciatura com 3 anos de duração é exigido que tenham concluído um ano suplementar de estudos superiores ao nível do mestrado ou da pós-graduação. Caso o objectivo de estudo seja o mestrado, é aceite o grau de Licenciatura correspondente a um programa de 3 anos.

– Média de licenciatura igual ou superior a 14 (condição preferencial).

– Excelentes conhecimentos de inglês, aferidos através da apresentação de resultados do exame TOEFL IBT iguais ou superiores a 100 ou do exame IELTS iguais ou superiores a 7. Os exames deverão ter sido realizados há menos de 5 anos. 

 Processo de selecção:
– Apreciação curricular e dos objectivos de estudo.
– Entrevista.

Benefícios:
– Financiamento até ao máximo de USD $25,000 (vinte e cinco mil dólares) para o 1º ano de estudos. Possibilidade de financiamento adicional no segundo ano (mestrado e doutoramento) e no terceiro ano (doutoramento), que não poderá ultrapassar os 6.000 dólares americanos por ano.
– Organização e administração dos processos de candidatura às universidades americanas, incluindo a candidatura à ajuda financeira das universidades.
– Seguro de saúde e acidentes durante o período da bolsa
– Emissão dos documentos necessários ao visto J-1
– Isenção do pagamento do visto
– Orientação antes da partida para os EUA
– Acompanhamento do bolseiro durante a estadia nos EUA, por parte da Comissão Fulbright e do Institute of  International Education
– Oportunidades de participação em seminários e outras actividades culturais e científicas organizados pelo Programa Fulbright, durante a estadia do bolseiro nos EUA, sujeitos a disponibilidade de fundos. (…)”

Os interessados podem encontrar informação importante para poder proceder à candidatura no sítio da Comissão Fulbright. Pode também clicar na imagem em baixo, extraída do referido sítio na internet, e aceder diretamente à página dedicada às bolsas.

Mantenha-se atualizado verificando se temos novos artigos sobre Bolsas Fulbright.

Deixar uma resposta