Atividade Turística Dispara em Fevereiro de 2016

É um facto, a atividade turística dispara em fevereiro de 2016. O número mais espetacular será mesmo o da evolução dos proveitos na atividade turística. Segundo o INE: “Os proveitos registaram acréscimos significativos (+20,6% para os proveitos totais e +20,7% para os de aposento), superiores aos registados em janeiro (+13,5% e +15,6%).

Atividade turística dispara em fevereiro de 2016:

Na realidade os restantes indicadores revelam igualmente evoluções muito significativas. Em número de hóspedes o aumento homólogo foi de 14,1%, muito similar aliás ao aumento do número de dormidas: +15,1%. Ambas em aceleração face ao registado entre janeiro de 2015 e janeiro de 2016.

Mas quem está a sustentar este aumento muito significativo da atividade turística em pleno inverno?

Segundo o INE tanto o mercado interno como o mercado externo estão a contribuir de forma expressiva ainda que com maior destaque para a componente externa:

O crescimento das dormidas contou com o contributo do mercado interno (+11,3%) e, de forma mais expressiva, dos mercados externos (+16,8%).

A estadia média também aumentou ligeiramente para 2,58 noites bem como a taxa líquida de ocupação cama claramente acima da média para a época do ano (32,3%).
Eis o sublinhado explicativo que o INE faz sobre a evolução da atividade turística em fevereiro:

Em fevereiro de 2016, os estabelecimentos hoteleiros registaram 989,9 mil hóspedes e 2,6 milhões de dormidas (+14,1% e +15,1%, respetivamente). Estes resultados superaram os do mês anterior (+9,4% e +10,0%), tendo o período acumulado de janeiro a fevereiro verificado acréscimos de 11,8% e 12,7%. O aumento generalizado dos principais indicadores em fevereiro poderá estar relacionado com a situação de instabilidade verificada em destinos concorrentes, a par da implementação de estratégias comerciais específicas em fevereiro, nomeadamente pacotes especiais do Dia dos Namorados e do Carnaval (em 2016 com tolerância na Administração Pública).

Para explicar o aumento tão expressivo dos proveitos é útil olhar para de onde estão a vir mais turistas face ao que sucedia em fevereiro de 2015, e dessa análise destacam-se rapidamente o crescimento registado no mercado dos Estados Unidos da América (acima dos 50%) e de países europeu que tipicamente investem mais nas suas deslocações turísticas como a França. O crescimento com origem em Espanha e Reino Unido estiveram igualmente em destaque, em especial por acrescentarem a um nível já de si elevado uma vez que são duas das nossas principais origens de turistas internacionais.

Em suma são vários os indicadores que confirmam que a atividade turística dispara em fevereiro de 2016.

Atividade turística dispara em fevereiro de 2016
Fonte: INE

Deixar uma resposta