Aquisição de veículos pesados dispara em outubro 2016

Aquisição de veículos pesados dispara

A aquisição de veículos pesados de mercadorias e de passageiros conheceu em outubro de 2016 uma aceleração muito significativa, tendo o ritmo de crescimento das vendas superado largamente os valores médios registados entre janeiro de outubro.

Estes veículos, ao contrário dos veículos ligeiros de passageiros são essencialmente utilizados na atividade produtiva e constituem despesas de investimento de empresas.

 

Aquisição de veículos ligeiros abranda

Entre os veículos ligeiros denotam-se duas evoluções distintas. Os ligeiros de passageiros continuam a registar crescimentos homólogos significativos mas abaixo dos verificados quer em setembro, quer na média do ano.

Entre os comerciais ligeiros – que tipicamente também se inserem nas despesas de investimento – outubro trouxe inclusive uma quebra das vendas face a igual período de 2015.

 

Venda de veículos entre janeiro de outubro de 2016

Em termos de médias anuais, as vendas de veículos estão a crescer ao ritmo de 14,3%.  Decompondo por ligeiros e pesados, temos um crescimento anual de 14,2% nos ligeiros (com os ligeiros de passageiros a crescer apenas ligeiramente acima dos comerciais) e um crescimento de 23,5% entre os veículos pesados.

Eis o resumo da tabela da ACAP com os dados provisórios das vendas de veículos.

 

Aquisição de veículos pesados dispara
Aquisição de veículos pesados dispara a de ligeiros desacelera em Outubro de 2016 Fonte: ACAP

 

Orçamento do Estado para 2017 pode estimular/condicional vendas

Tal como já aqui indicámos, a proposta do orçamento do estado para 2017 poderá trazer algum condicionamento à venda de veículos nos próximos meses. Entre o veículos mais poluidores existirá um incentivo para antecipar aquisições perspetivadas para 2017, podendo suceder o inverso entre os veículos menos poluentes.

A este propósito recomendamos o artigo: Simulador ISV 2017

Deixar uma resposta