Taxa de inflação subiu ligeiramente em agosto de 2015

A taxa de inflação subiu ligeiramente em agosto de 2015 passando de 0,1% para os 0,2% (taxa de variação média anual).

Em termos homólogos os preços aumentaram 0,7% (0,8% na homóloga do mês anterior) indiciando que a taxa de inflação continuará a subir muito lentamente ao longo dos próximos meses.

Com a difusão dos dados de agosto é também antecipável o aumento das rendas para 2016 que abordámos num artigo à parte: “Atualização das rendas em 2016“.

Ainda quanto aos preços de agosto o INE avança mais algusn detalhes que explicam a subida de 0,7% registada:

“(…) O agregado relativo aos produtos alimentares não transformados registou uma variação homóloga de 3,0% em agosto (2,6% no mês anterior) enquanto o índice referente aos produtos energéticos apresentou uma taxa de variação de -3,4% (-2,0% em julho). A um nível mais desagregado, o comportamento dos preços nas 12 classes de despesa foi semelhante ao do mês anterior, sendo de destacar a redução da taxa de variação homóloga da classe dos Transportes (classe 7), de -0,4% em julho para -1,8% em agosto. 

Nas classes com contribuições positivas para a variação homóloga do IPC salientam-se as dos Produtos Alimentares e bebidas não alcoólicas (classe 1), das Bebidas alcoólicas e tabaco (classe 2) e das Comunicações (classe 8). A classe com maior contribuição negativa para a variação homóloga do IPC foi, tal como verificado no mês anterior, a do Vestuário e calçado (classe 3), com uma variação homóloga de -2,6% (-2,9% em julho), seguida da classe dos Transportes (classe 7). (…)”.

Deixar uma resposta