Produção industrial continua em colapso em Portugal – janeiro de 2015

Os dados mais recentes do INE voltam a sinalizar que a produção industrial continua em colapso em Portugal em janeiro de 2015. Segundo o INE, o índice de produção industrial apresentou uma variação homóloga de -2,1%, em janeiro, igual à verificada em dezembro. Se detalharmos a análise analisando sub-setores, constata-se que ainda que com intensidades distintas a queda de produção industrial foi transversal:

O índice de produção industrial situou-se, em janeiro, em 93,3, o que corresponde a uma variação homóloga de -2,1%, variação igual à observada em dezembro.
O agrupamento de Bens de Consumo, com um contributo de -1,7 pontos percentuais (p.p.), resultante de uma variação homóloga de -5,5% (-6,5% no mês anterior), foi determinante para a variação negativa do índice agregado. O agrupamento de Energia apresentou o segundo contributo negativo mais intenso (-0,4 p.p.), originado por uma taxa de variação de -2,6% (7,5% em dezembro). A taxa de variação do agrupamento de Bens de Investimento passou de -5,3% em dezembro para 0,7% em janeiro, tendo originado um contributo de 0,1 p.p..

Um comentário

  1. Com um governo de oportunistas, medíocres, incompetentes e curvilíneos perante os poderosos, Portugal não caminha para uma catástrofe, é já a pior das catástrofes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *