Preços crescem 0,4% face a abril de 2014 mas inflação mantém-se negativa

Uma décima de cada vez os preços crescem 0,4% face a abril de 2014. Segundo o INE, o índice de preços no consumidor fixou-se em abril de 2015 0,4% acima do registo verificado no mesmo mês do ano anterior. Ou seja, mais uma décima do que o que havia acontecido em março. Considerando a taxa de crescimento média anual, a habitual taxa de inflação,  continua a registar um valor negativo, no caso de -0,2%, um pouco menos negativa do que no mês anterior (-0,3%).

Em suma, paulatinamente com o apoio da política monetária do Banco Central  Europeu está-se a verificar uma recuperação dos preços sem que se espere, contudo que a inflação chegue sequer ao ponto percentual no final de 2015.

O INE explica, em concreto, a Evolução dos preços em março de 2015 na sua publicação de que destacamos este excerto:

O agregado relativo aos produtos alimentares não transformados registou uma variação homóloga de 2,0% em abril (0,5% no mês anterior) enquanto o índice referente aos produtos energéticos apresentou uma taxa de variação menos negativa em abril, que se situou em -3,0% (-3,5% em março).
A pequena aceleração do IPC em abril foi determinada em grande parte pelas evoluções dos índices das classes Produtos Alimentares e bebidas não alcoólicas (classe 1) e Bebidas alcoólicas e tabaco (classe 2), que passaram de taxas de variação de 0,3% e de 2,6%, em março, para 1,2% e 4,0% respetivamente, em abril de 2015. É também de destacar a diminuição da taxa de variação homóloga da classe dos Transportes (classe 7).

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *