O que lhe diz o seu Mapa de Responsabilidades de Crédito?

O que lhe diz o seu Mapa de Responsabilidades de Crédito? Tem consultado esse mapa disponibilizado através do sítio do Banco de Portugal ultimamente? para aceder poderá fazê-lo usando as credenciais associadas ao cartão do cidadão ou, em alternativa, ao portal das finanças.

 

Mapa de Responsabilidades de Crédito:

O Mapa de Responsabilidades de Crédito (aceda aqui), com um desfasamento de um ou dois meses, dá-lhe a indicação de todas as responsabilidades de crédito que tem junto do sistema financeiro nacional, indicando também se tem alguma situação de incumprimento.

Neste mapa encontrará (se tiver) informação sobre o seu crédito à habitação , sobre os cartões de crédito bancários ou sobre outros créditos associados, por exemplo, a cartões de fidelização com componente bancária ou outros créditos ao consumo ou de outra natureza que tenha contraído.

Mesmo que não tenha dívidas e tenha créditos pré-aprovados para sua utilização – como por exemplo um crédito num cartão de um retalhista  ou um cartão de crédito clássico – encontrará no Mapa de Responsabilidades de Crédito informação sobre o saldo disponível para utilização.

Em suma, no Mapa de Responsabilidades de Crédito pode consultar informação sobre todos os créditos ativos ou potenciais com dados relativos ao nível de responsabilidade (dívida mútua com outros titulares ou não), que tipo de produto financeiro de crédito  está em causa  (crédito à habitação, cartões de crédito, etc), prazo original do empréstimo, prazo residual, situação do crédito (está com as contas em dia ou em incumprimento), duração do incumprimento, valor das prestações, saldo devedor e informação sobre garantias/hipotecas se existirem.

Pode também consultar, um outro mapa, recorrendo ao sítio do Banco de Portugal, o Mapa da Base de Dados de Contas que referimos em artigo anterior.

 

Mais informação:

Recomendamos a leitura do artigo “Certidão de Dívida e Não Dívida às Finanças” e do artigo “Consultar online o mapa de responsabilidades de crédito“.

Deixar uma resposta