Melhores Taxas de Juro de Depósitos a Prazo em Março de 2015

Agora que os certificados de aforro saíram do topo da tabela em termos de remuneração e que os certificados do tesouro poupança mais também perderam algum do seu brilho e com isso a liderança indisputada nas aplicações de aforro de menor risco, vale a pena analisar em que estado está a oferta de depósitos a prazo. Nos últimos dias identificámos as melhores taxas de juro de depósitos a prazo em março de 2015 através da atualização da nossa base de dados de depósitos a prazo.

Dos mais de 300 depósitos a prazo referenciados de 22 instituições bancárias a operar em Portugal (juntámos o Banco Privado Atlântico – Europa à lista), com exceção do que referido neste artigo “Já há depósitos a prazo com taxas nominais negativas em Portugal – o exemplo do BBVA“, todos os restantes depósitos garantem algum ganho de poder de compra, dado que a taxa de inflação em Portugal continua negativa. Mas há naturalmente alguns em cujo retorno é um pouco mais do que simbólico.

 As melhores taxas de juro continuam a estar associadas, por regra, a depósitos promocionais de captação de novos clientes ou de novos capitais, a depósitos exclusivamente subscritos através da internet, com elevadas exigências mínimas de capital, prazo mais longos ou a depósitos associados à contratação de vários outros produtos bancários como a domiciliação de salário, contas ou mesmo aquisição de cartão de crédito. Por esta e outras razões que só se descobrem nos detalhes das Ficha de Informação Normalizada (FIN) que obrigatoriamente deve ser entregue ao cliente bancário quando quiser constituir um depósito, recomendamos aos nossos leitores interessados em poupar via depósitos a prazo que invistam alguns pouco minutos a ler os detalhes da referida FIN. As FIN podem também ser consultado na internet estando disponíveis nas páginas que promovem os depósitos a prazo.

Este mês voltámos a notar uma descida das taxas de juro, descida essa particularmente espetacular no PrivatBank, o banco letão que durante anos ofereceu as melhores taxas de juro e que atualmente está muito afastado do topo da tabela. Mas, dito isto, ainda é possível encontrar depósitos com taxas interessantes sem que se destinem a novos clientes ou montantes. Apesar de alguns exigirem condições especiais para conferirem a taxa de juro referida, selecionámos o TOP dos depósitos não promocionais que encontrámos em março, ordenados pelas melhores taxas de juro. Além da lista que se segue, já sabe pode construir as suas listas explorando o nosso ficheiro excel com depósitos a prazo que vamos atualizando mensalmente.

Banco Prazo Nome do Depósito TANB TANL Tipo de Taxa Depósito Minimo
ActivoBank 6 meses Poupança Extra 2,5 1,800 Depende de condições 3.000
Banco Privado Atlântico – Europa 1 anos(s) Plus 12 Meses 2,25 1,620 Fixa 25.000
Banco Privado Atlântico – Europa 1 anos(s) Juro Mensal 2,25 1,620 Juros mensais 10.000
Banco Privado Atlântico – Europa 2 anos(s) Valor Crescente 2,25 1,620 Juros crescentes (semestrais) 2.500
ActivoBank 3 meses Poupança Extra 2,25 1,620 Depende de condições 3.000
ActivoBank 1 anos(s) Poupança Extra 2,25 1,620 Depende de condições 3.000
Banco Privado Atlântico – Europa 1 anos(s) 12 meses 2,15 1,548 Fixa 2.500
BNI Europa 1 anos(s) 1 ano 2 1,440 Fixa 5.000
BIC 3 anos(s) DP Performance 2 1,440 Fixa 2.500
BPI 2 anos(s) DP Especial 2 anos 2 1,440 Fixa 50.000

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *