Mapa do Cidadão – App para conhecer o Estado e gerir a sua relação com ele

A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) apresenta uma aplicação informática (app), o Mapa do Cidadão, destinada a telemóveis (smartphones) que permitirá aos cidadãos consultarem informação georeferenciada sobre os vários serviços do Estado. Por exemplo, é possível identificar quais os serviços do Estado mais próximos da localização corrente do telemóvel (como loja do cidadãos, balcões do cidadão ou qualquer outro serviço especializado como finanças, segurança social, registo predial, polícia, hospitais, centros de saúde, bombeiros, etc). É então possível obter os contactos do serviço e quais as valências.

Mapa do cidadão
Mapa do cidadão

É ainda possível aplicar filtros prévios à informação que se pretende localizar como o filtro de Entidades que permite localizar todos os departamentos do Estado, da administração central à local sendo possível, para cada entidade identificar os contactos, localização exata e todos os serviços prestados, incluindo preços e acesso a documentos associados ou necessários para a relação com a entidade.

Há ainda um filtro pré-definido disponível para Serviços e outro para Eventos de Vida que agrupam informação para situações como Casamento, Divórcio, Nascimento e Óbito subdividindo-se ainda em outros passos habitualmente associados a esses e eventos indicando-se finalmente quem pode requerer, que documentos são necessários, com que prazos, a que preço e as localizações para se iniciar os processos de relacionamento com o Estado.

Ainda que com pouco tempo de teste realizado, esta app parece inserir-se claramente no espírito da simplificação do relacionamento com o Estado enfrentando a dificuldade de acesso à informação e esclarecimento de procedimentos. Trata-se de um serviço focalizado para uma população que está longe de abranger todos os cidadãos mas pode vir a funcionar como mecanismo de difusão que aumente a eficácia e eficiência das ações burocráticas relacionadas com o Estado e os cidadãos. É claramente um iniciativa a acompanhar e que tem potencial para evoluir.

Uma das capacidades prometidas pela a aplicação “Mapa do Cidadão” é a de que estará integrada em tempo real com as listas de espera dos serviços públicos permitindo acompanhar a evolução da chamada das senhas, tempos de espera e até sugerir uma ordem de acesso a serviços caso esteja à espera em mais do que um serviço (por exemplo numa loja do cidadão). Se funcionar poderá permitir uma redução do tempo de espera.

Se é utente de smartphone poderá encontrar a aplicação gratuita na loja virtual associada ao sistema operativo do seu aparelho procurando por “Mapa do Cidadão”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *