INE está a recrutar entrevistadores em vários pontos do país

O Instituto Nacional de Estatística está a recrutar entrevistadores em vários pontos do país até ao próximo dia 11 de janeiro de 2015 com vista a completar a equipa que entre 26 de fevereiro 2015 e 9 de março de 2016 irá realizar o Inquérito às Despesas das Famílias (IDEF) 2015.

O IDEF é um dos maiores inquéritos do INE, feito quinquenalmente e visa:
1. Determinar o volume e a estrutura da despesa das famílias;
2. Avaliar as fontes e o valor do rendimento dos indivíduos;
3. Conhecer algumas das condições de habitabilidade, conforto e bens disponíveis das famílias residentes em Portugal.

O INE pretende recrutar entrevistadores para cumprir as seguintes tarefas:

A recolha de dados é efetuada através de entrevista direta com computador e através do preenchimento de cadernetas. É efetuada junto dos alojamentos que constituem a amostra do Inquérito. É efetuado pelo INE um contacto inicial através do envio de uma carta de apresentação do inquérito a cada um dos alojamentos selecionados. Durante a primeira visita, o Entrevistador entrega um folheto com alguns resultados de inquéritos
anteriores. A recolha dos dados sobre o alojamento, agregado, indivíduos, educação, conforto e bens de equipamento, receitas monetárias líquidas e despesas de consumo retrospetivas (mensal, trimestral e anual) é efetuada através de entrevista presencial. A recolha dos dados sobre as despesas efetuadas pelo agregado e pelos indivíduos, durante os 14 dias da inquirição, é efetuada através do preenchimento de cadernetas em papel, que são fornecidas pelo Entrevistador e que permanecem na posse dos agregados/indivíduos durante o período de recolha. Posteriormente estes dados são registados informaticamente pelo Entrevistador.

O perfil dos candidatos deverá respeitar o seguinte:

  • Habilitações mínimas ao nível do 12º Ano (preferencialmente);
  • Flexibilidade horária e disponibilidade média de 4 a 5 horas diárias, incluindo sábados, preferencialmente ao fim de tarde/noite, durante o período de recolha do Inquérito (26 de fevereiro 2015 e 9 de março de 2016
  • Conhecimentos de informática (na ótica do utilizador);
  • Revelar notória capacidade para estabelecer contactos interpessoais, ser cordial, agradável, metódico e rigoroso;
  • Dispor de transporte próprio (preferencialmente).
  • Disponibilidade para participar na sessão informativa sobre o Inquérito a realizar durante 3 dias consecutivos (7h/dia) no período compreendido entre 16 de fevereiro e 11 de março de 2015.

O pagamento far-se-á através de honorários seguindo uma fórmula a anunciar pelo INE aos selecionados. Os interessados devem ler o anúncio integral do concurso e “deverão enviar a respetiva candidatura, acompanhada de CV atualizado referindo expressamente disponibilidade e município de residência para Entrevistadores[arroba]ine.pt até 11 de janeiro 2015.
O INE informa ainda que “As candidaturas rececionadas serão pré-selecionadas, sendo convocados para provas de seleção, as(os) candidatas(os) que melhor se enquadrem no perfil definido.”

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *