Como pode a população empregada aumentar mais do que a queda do desemprego (abril 2015)

Segundo as Estimativas Mensais de Emprego e Desemprego do INE a população empregada subiu para 4 486,3 mil pessoas em abril de 2015, aumentando assim em 22,1 mil pessoas face ao mês anterior (dados corrigidos de sazonalidade). Curiosamente, nesse mês a população desempregado apenas diminuiu em 10,7 mil indivíduos fixando-se nas 667,8 mil pessoas.

Como pode a população empregada aumentar mais do que a queda do desemprego? 

  • É possível que tenham regressado pessoas à população ativa (pessoas que já nem contavam como desempregados ainda que, na prática, o fossem);
  • É possível que tenham entrado novas pessoas na população ativa a um ritmo superior ao das que saíram (o que, em princípio, com a queda da natalidade ao longo das últimas décadas, só se explicaria se existisse um retardar ou aumentar da idade da reforma e/ou um acelerar do abandono escolar), ou
  • pode ter-se dado o retorno de emigrantes ou um aumento dos imigrantes (com um saldo líquido positivo entre entradas e saídas).

Com estes dados provisórios a taxa de desemprego oficial fixou-se nos 13,0% e a taxa de emprego nos 57,3%.

O INE reviu ainda em baixa a taxa de desemprego relativa a março de 2015 (de 13,5% para 13,2%) e em alta a taxa de emprego (de para 57,0%).

3 comentários

  1. ONDE DANO ESO FILM EN QUALE SALA CINEMATOGRAFICA.
    STO’ DESEMPREGATO A 4 ANOS TENIO 64 ANOS NO ME DESCON IR CON A FERMORMA ANTICIPADA SIM PENALIZAZION PORCHE’ SOI EMPRESARIO A NOME INDIVIDUAL OS EMPRESARIO A NOME INDIVIADIAL TEN CHE PAGAR U DESCONTOS SIM BUFFAR.
    NON SON PORTUGUES.

  2. EMPRESARIO A NOME INDIVIDUAL DESEMPREGATO DE LONGA DURACION NON TEN DIREITO NE A SUBSIDIO DE DESEMPREGO NE A REFORMA ANTICIPADA SIM PENALIZAZION.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *