Certificados do Tesouro são mais competitivos a quatro e cinco anos

Há cerca de três depósitos a prazo no mercado a quatro anos e cerca de seis depósitos a prazo a cinco anos; em ambos os casos, a taxa média dos certificados do tesouro poupança mais bate a concorrência destes depósitos em termos de taxa de juro. De facto, para uma aplicação a quatro ou a cinco anos surgem  com as melhores taxas médias anualizadas: 2,0% TANB e 2,25% TANB, respetivamente. É este o fundamento para afirmarmos que, em fevereiro de 2015 e depois de termos atualizado a nossa página especializada sobre depósitos a prazo que os Certificados do Tesouro são mais competitivos a quatro e cinco anos.

Para prazos mais curtos a oferta de depósitos a prazo consegue superar em números generosos a taxa média dos certificados do tesouro. Por exemplo, a um ano, encontrámos 21 depósitos a prazo (não promocionais) que pagam mais do que os certificados do tesouro, repetindo-se a situação para o prazo de dois anos (ficam atrás de meia dúzia de depósitos num total de 15 disponíveis). A três anos a situação melhora dado que os certificados são a quinta melhor oferta em 18 disponíveis.

Em suma, decidir se os certificados de tesouro poupança mais são ou não uma boa aposta à luz da oferta hoje existente depende muito do horizonte de investimento que o investidor tem em mente. Se conta, de facto, só receber o capital no final do 3º e, em particular, do 4º ou 5º ano os certificados do tesouro continuam a ser uma oferta muito competitiva.

Pode desvendar quais são os depósitos que batem os certificados explorando o ficheiro em excel onde apontamos os melhores depósitos a prazo (atualizado mensalmente). A consulta da nossa página não dispensa – aliás, recomenda – a consulta das fichas de informação normalizadas dos depósitos em que pondera investir.

Bons negócios!

Deixar uma resposta