blank

Aumento da população empregada interrompido em novembro de 2014

Segundo os dados oficiais sobre o emprego divulgados pelo INE relativos ao mês de novembro de 2014, a população empregada registou o primeiro decréscimo em sete meses. A queda foi muito ligeira (menos 2,9 mil empregos) e afetou principalmente os jovens. A taxa de emprego manteve-se estáve nos 56,5%.

Quanto à população desempregada esta aumentou de forma mais significativa (mais 17,4 mil indivíduos) fixando os números oficiais do desemprego  nas 713,7 mil pessoas. Segundo o INE, “A taxa de desemprego situou-se em 13,9%, tendo aumentado 0,3 p.p. em relação ao mês anterior, para o que contribuiu tanto o acréscimo da população desempregada, como a ligeira diminuição da população empregada.

Por grupo etário constata-se que a taxa de desemprego de jovens aumentou de 33,3% para 34,5%, entre outubro e novembro de 2014 tendo o aumento sido mais ligeiro entre os adultos (0,3 pontos percentuais).

Note-se que a análise do INE se baseia em dados já corrigidos da sazonalidade. O INE divulgará os dados relativos a dezembro de 2014 a 29 de janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *