Simulador do IRS 2015 – APFN

A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas disponibilizou no seu sítio um Simulador do IRS 2015, em moldes básicos mas que permitem ter uma ideia sobre o impacto da proposta de reforma do IRS 2015 nos orçamento familiares.

O simulador permite aferir, fundamentalmente, o impacto da introdução do coeficiente familiar. O impacto das alterações nas deduções à coleta e abatimentos (com exceção da dedução para despesas gerais) terá de ser calculada à parte. Concretamente, o cenário base utilizado considera:

–  para o corrente ano: cada adulto 213,75 euros, cada descendente 213.75 euros (237,5 se três ou mais) e 261.25 euros por ascendente;

– para a proposta que inclui o quociente familiar: cada adulto 300 euros (limite das despesas gerais familiares), cada descendente 325 euros e 300 euros por ascendente.

Não foram considerados quaisquer gastos com educação, habitação e saúde, nem os decorrentes da e-factura.

Este Simulador do IRS 2015 permite perceber em termos comparativos qual o efeito financeiro no rendimento disponível.

Para efetuar a simulação terá de indicar, para cada sujeito passível de IRS, qual o rendimento bruto esperado para a categoria A e para a categoria B, bem como o número de dependentes e ascendentes. O simulador indicará entre outros qual a taxa de imposto e o imposto a pagar em 2014 e 2015.

 

Deixar uma resposta