Reclamar de uma seguradora, mediador ou fundo de pensões

Como reclamar de uma seguradora, mediador de seguros ou fundo de pensões? O Instituto de Seguro de Portugal tem disponível no seu Portal do Consumidor uma área dedicada à receção de reclamações de clientes de seguradoras  (mas também de Mediadores de Seguros e de Entidades Gestoras de Fundos de Pensões) que tenham queixas quanto ao serviço recebido. Essa página dedicada pode ser utilizada para deixar reclamações formais sobre os vários seguros existentes e relativas às diversas seguradoras.

Reproduzimos em baixo uma imagem dos vários campos que devem ser disponíveis. Note que o cliente da seguradora, do mediador de seguros ou da entidade gestora de fundos de pensões – EGFP (aqui tratados como Operador) pode enviar informação detalhada sobre o seu caso carregando junto com os dados de contacto através dos ficheiros que entender necessários. Note-se que dados como o Número de operador e o Número da apólice devem ser recolhidos previamente e enviados por esta via ao ISP como identificadores. Para acompanhar o estado em que se encontra o tratamento de uma reclamação enviada ao ISP pode utilizar esta página do regulador do setor.

Reclamar de uma seguradora - ISP
Note também que as seguradoras em particular têm obrigatoriamente uma área de gestão de reclamações para as quais podem ser endereçadas as queixas (veja aqui os contactos conforme consultados no sítio do ISP em agosto de 2014). Estes gestores de reclamações têm de responder no prazo máximo de 20 dias (ou 30 dias nos casos mais complexos). Em alternativa aos gestores ou caso a resposta não seja satisfatória para o cliente este poderá recorrer ao provedor do cliente – veja aqui os contactos.

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *