Quais os cursos superiores com maiores taxas de desemprego?

Para saber quais os cursos superiores com maiores taxas de desemprego bastará agora aceder ao sítio Porcurso desenvolvido pela Appscot uma start up nacional que visa desenvolver aplicações / ferramentas para as plataformas moveis mais difundidas internacionalmente.

Um dos objetivos é o de oferecer “conteúdo complexo de uma forma simples e acessível”. Estamos em crer o Porcurso respeita esta premissa dado que apresenta várias soluções de visualização e comparação de uma base de dados inevitavelmente vasta e de análise complexa de uma forma acessível e intuitiva.

O utilizador pode efetuar várias seleções que condicionam a informação apresentada, desde o grau de ensino (licenciatura ou mestrado) até ao leque de percentagem de taxa de desemprego que ache conveniente.

Nas infografias e menus disponíveis é possível lidar com dados relativos à taxa de desemprego e número de desempregados associados às universidades/cursos superiores registados junto do Ministério das Finanças. Numa nota técnica à informação os produtores desta ferramenta indicam que a informação teve por base os dados mais recentes (dezembro de 2013) publicados pela DGEEC. Destacam ainda que os números de diplomados se referem a diplomados entre 2009/10 a 2011/12 e que os desempregados resultam dos dados do IEFP (indivíduos com habilitação superior concluída entre 2010 e 2013).

Esta ferramenta não será perfeita, nem a informação utilizada será inteiramente fiel à realidade mas parece-nos uma das melhores aproximações possíveis.

Deixar uma resposta