Posso continuar a usar cheques do BES?

Há várias perguntas de carácter prático que estão hoje a surgir junto de vários clientes do antigo BES, agora Novo Banco. Perguntas que passam por exemplo por saber se “Posso continuar a usar cheques do BES?“. A resposta é afirmativa. Até haver a redenominação física do banco com a emissão de novos cheques, os antigos cheques do BES continuam em vigor e o Novo Banco responde por eles.

O mesmo se aplica a cartões de débito, de crédito e a utilização das contas bancárias para operações de transferência, pagamentos, etc. Todas as contas foram automaticamente transferidas para o novo banco juntamente com os capitais que nelas se encontravam.

Estas e outras respostas a perguntas frequentes podem ser encontradas no Portal do Cliente Bancário. Eis mais alguns detalhes que pode encontrar por lá sobre os cheques e as contas bancárias:

Cheques preenchidos e não preenchidos. Se um cheque fornecido pelo Banco Espírito Santo, S.A. ainda não tiver sido preenchido poderá ser utilizado para efetuar pagamentos nos termos habituais, tendo por referência o saldo que apresentarem as contas bancárias existentes junto do Novo Banco. Se um cheque tiver sido preenchido mas ainda não tiver sido depositado na conta do beneficiário, este poderá depositá-lo nos termos habituais, uma vez que as restantes instituições de crédito deverão aceitar o depósito de cheques que se encontrem nesta situação.

Manutenção do NIB e IBAN. Para evitar qualquer tipo de perturbação aos clientes, o NIB e o IBAN de todas as contas bancárias existentes no Novo Banco são idênticos aos que foram atribuídos pelo Banco Espírito Santo, S.A.. Assim, todas as operações bancárias efetuadas a partir da transferência da conta continuam a ter por referência o NIB e IBAN das contas abertas junto do Banco Espírito Santo, S.A..

Home banking. Poderá continuar a utilizar o serviço de home banking nos termos habituais.

 

Deixar uma resposta