Infocursos – Dados e Estatísticas de Cursos Superiores

Já conhece o Portal Infocursos que reúne uma vasta coleção com os dados e estatísticas de cursos superiores?

Infocursos – portal informativo oficial:

O Portal InfoCurso lançado pelo Ministério da Educação e da Ciência (desenvolvido pelas Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência e pela Direcção-Geral do Ensino Superior) vem oferecer um repositório com vasta informação sobre cursos superiores incluindo informação sobre licenciaturas e mestrados.

O Portal está dividido em três grandes áreas de informação compreendendo:

  • estatísticas nacionais,
  • estatísticas por curso e
  • dados detalhados por curso superior.

Uma das mais-valias deste portal é o recurso à exposição gráfica da informação facilitando a compreensão de dados multivariados e a comparação de várias situações distintas.

Note-se que toda a informação pode ser filtrada num primeiro momento identificando-se no portal qual o estabelecimento de ensino e a respetiva subunidade, se aplicável.

InfoCursos
Portal InfoCursos

A segunda experiência de navegação que realizámos (junho de 2016) correu particularmente bem revelando uma melhoria face ao que havia sucedido no lançamento do portal em 2014. Trata-se inquestionavelmente de um instrumento útil, em especial para a população que visa frequentar o ensino superior.

Segundo o Ministério da Educação, à data da criação do Portal, entre a informação estatística divulgada o portal:

“(…) mostra também a distribuição dos alunos por sexo e idades, a distribuição das classificações finais à saída do curso e a relação entre o número de inscritos como desempregados nos centros de emprego, com base nos registos no Instituto do Emprego e Formação Profissional, e o número de diplomados, curso a curso, entre outros parâmetros.”

O Portal tem visto as suas bases de dados serem actualizadas regularmente contribuindo decisivamente para a sua utilidade pública.

Pode visitar o inforcursos e consultar estes dados e estatísticas oficiais sobre Cursos do Ensino  Superior.

Mais informação:

Recomendamos ainda que leia o artigo “Como saber a taxa de empregabilidade de cada curso superior?“.

Procure artigos mais recentes sobre este tema aqui.

Deixar uma resposta