PIB desacelera mas mantém crescimento: +0,8% no 2º trimestre de 2014

O ritmo de crescimento do PIB desacelera pelo segundo trimestre consecutivo mas mantém crescimento: +0,8% no 2º trimestre de 2014. Na estimativa rápida relativa ao segundo trimestre de 2014 divulgada há instantes pelo INE constata-se que o PIB português cresceu em termos reais 0,8% face a igual trimestre de 2013. Trata-se de uma desaceleração significativa face ao trimestre anterior (1,3%) contudo compara positivamente com o registado a nível europeu, em particular, na comparação face ao trimestre anterior, indicador no qual Portugal cresceu 0,6% e países como a Alemanha (-0,2) ou a França (0,0%) ou a Itália (-0,2%) viram a sua evolução degradar-se. Note-se que o nosso principal parceiro económico, a Espanha, registou níveis de crescimento económico superiores aos apurados para Portugal em termo homólogos (+1,2%) e “empatou” em cadeia (+0,6%).

Mais uma vez os países da Zona Euro registam um crescimento muito inferior ao apurado entre os países na União mas que não integram o Euro. Em termos homólogos a Alemanha cresce 1,3%, a Espanha 1,2%, a Bélgica 1,0%, a Holanda 0,9%, a Áustria 0,9%, Portugal 0,8%, a França 0,1%,  a Grécia -0,2% e a Itália… -0,3%. Fora da Zona Euro temos a Hungria a crescer 3,7%, a Polónia 3,2%, a Grã Bretanha 3,1%, a Suécia 1,9% entre outros.

O INE não tem por hábito avançar com muitos detalhes nesta estimativa rápida pelo que afirma apenas o seguinte:

“A procura interna apresentou um contributo positivo menos intenso para a variação homóloga do PIB no 2º trimestre, refletindo sobretudo a evolução do Investimento. Por sua vez, a procura externa líquida registou um contributo negativo menos significativo no 2º trimestre, devido ao abrandamento das Importações de Bens e Serviços, tendo as Exportações de Bens e Serviços desacelerado.

Provavelmente a evolução recente do índice de preços no consumidor (que aponta para deflação) e que influencia o cálculo do deflator do PIB terá também contribuído para esta evolução positiva do PIB. Reproduzimos em baixo um gráfico divulgado pelo INE.

PIB 2º trimestre 2014

O texto fo irevisto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *