Os obrigacionistas do BES vão ficar sem o dinheiro?

Os obrigacionistas do BES vão ficar sem o dinheiro? Depende do tipo de obrigações de que são detentores.

Se possuem obrigações subordinadas estas não foram transferidas para o Novo Banco e nesse caso sim, correm o sério risco de já ter perdido o seu investimento. Poderão receber algum capital de volta se no final do processo de liquidação judicial sobrar capital e lhes seja atribuído algum valor em rateio, mas não há garantia alguma, neste momento que a massa falida consiga dar resposta a esses obrigacionistas.

Se possuem obrigações sénior (ou não subordinadas) estas foram transferidas para o Novo Banco e é esta nova instituição que irá responder pelo compromisso de continuar a pagar os respetivos cupões e devolver o capital investido na maturidade. Note-se que esta informação diz respeito às obrigações que  têm como subjacente dívida do banco BES. Sobre obrigações relativas a outras empresas do grupo vendidas a retalho pelo BES não é ainda (para nós) claro o que acontecerá.

Esta explicação pode ser encontrada com outras palavras na páginas criada pelo Portal do Clientes Bancário dedicada a esclarecer dúvidas sobre o processo BES.

Este artigo foi acrescentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *