Novo trimestre em que o PIB cresceu mais nos países da UE que estão fora do Euro

O terceiro trimestre de 2014 foi um novo trimestre em que o PIB cresceu mais nos países da UE que estão fora do Euro. O PIB na Zona Euro manteve-se estável em termos homólogos (0,8%) e aumentou ligeiramente na variação face ao trimestre imediatamente anterior (passou de 0,1% para 0,2%). A Alemanha que havia registado uma variação em cadeia negativa no trimestre anterior (-0,1%) regresou agora a valores positivos mas muito modestos (+0,1%)  ficando até um pouco abaixo da evolução registada na França onde dos mesmos -0,1% se passou para os +0,3%. Também a Itália melhorou neste “jogo de décimas” mas neste caso não abandonou valores negativos, com o PIB a contrair 0,1% face ao segundo trimestre (havia caído 0,2% antes). A Itália é aliá,s das maiores economias, a única que está agora, no terceiro trimestre de 2014 pior do que há exatamente um ano (-0,4%).

Portugal surge nesta tabela de estatísticas em cima da média em termos de variação face ao trimestre anterior e ligeiramente acima (mais duas décimas) nas variação homóloga.

Em termos globais pertencer à Zona Euro por oposição a pertencer à União Europeia mas não ter euro parece continuar a ser uma desvantagem se a avaliação se centrar exclusivamente na evolução do PIB. Há vários anos que o ritmo de crescimento da economia entre os 10 países que estão fora do Euro supera os 28 que estão dentro e este trimestre não foi exceção. Eis a tabela divulgada pelo Eurostat.

PIB 3ºT 2014 na UE e ZE
PIB 3ºT 2014 na UE e ZE
Fonte: Eurostat

Deixar uma resposta