Mapa de Portugal com Extensão da Plataforma Continental

O Mapa de Portugal com Extensão da Plataforma Continental chegou hoje às escolas e é já tomado como mapa oficial do país ainda que esteja pendente a decisão final das Nações Unidas sobre o proposta de Extensão da Plataforma Continental.

Se 70% do corpo humano é constituído por água, 97% do território nacional é constituído por oceano. Segundo noticía o jornal Público, o depósito da proposta de extensão confere desde já a Portugal direitos de exploração da área que abrange cerca de 40 vezes a área de Portugal continental.

Os cerca de 3.800.000 quilómetros quadrados de novo território português colocam sob jurisdição nacional uma das maiores área do planeta catapultando o nossos país, em termos de área à escala mundial. Os últimos anos têm ficado marcados pela consolidação de forma de exploração de recursos marítimos (minerais, moléculas, energéticos, etc) que permitem acalentar a esperança quanto à relevância futura da exploração oceânica.

Como explorar e como gerir, explorar, patrulhar, fiscalizar, garantir segurança e apoio no salvamento são alguns dos aspetos a considerar com a atribuição deste espaço.

Mapa de Portugal com Extensão da Plataforma Continental

Pode visualizar aqui o novo mapa de Portugal e obter mais informação sobre este mar no sítio Kit do Mar.

Mapa de Portugal com Extensão da Plataforma Continental
Clique para aumentar

Deixar uma resposta