Índice de Produção Industrial está em queda (junho 2014)

Segundo os dados mais recentes do INE relativos a junho de 2014 constata-se que o Índice de Produção Industrial está em queda.

O INE refere que se registou uma variação homóloga negativa de 0,2% em junho que compara com um crescimento simétrico registado em maio.  Segundo o INE a evolução mais positiva da indústria transformadora (variação homóloga de 0,9%) não foi suficiente para contrabalançar a evolução negativa dos restantes sub-sectores industriais. Na própria indústria transformadora o mês de junho trouxe desaceleração significativa face à variação homóloga de +2,4% registada em maio.

Quando ao agregado do segundo trimestre de 2014, verificou-se um crescimento de 1,3% face a igual período do ano anterior no conjunto de toda a indústria. Ainda assim uma desaceleração face aos 2,1% registados no trimestre anterior.

Recordamos que o INE está presentemente a corrigir os dados brutos quer dos efeitos calendário (por exemplo Páscoa, feriados), quer da sazonalidade. No gráfico que se segue que construímos com base na série do INE apresentamos a evolução do Índice de Produção Industrial (e das respetivas variações homólogas) nos últimos 4 anos e meio.

No destaque à comunicação do INE encontrará mais detalhes por sub-sectores da indústria.

Índice de Produção Industrial - Junho 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *