Índice de Desenvolvimento Humano 2013/2014

As Nações Unidas, divulgaram recentemente o seu relatório anual sobre o desenvolvimento humano no qual se pode encontrar, entre outros Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Este índice habitualmente divulgado neste relatório anual do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), combina três dimensões: a esperança de vida com saúde, o conhecimento e o padrão de vida. O IDH congrega vários indicadores de cada uma destas dimensões como a esperança de vida à nascença, o número de anos médio de escolaridade, o número de anos esperado de escolarização e o produto nacional bruto per capita.

Portugal manteve-se na 41ª posição mundial em termos de Índice de Desenvolvimento Humano segundo dados comparativos entre 2012 e 2013.

Este relatório que é acompanhado pela difusão das bases de dados para os países que são membro das Organização das Nações Unidas apresenta muitos outros índices comparativos, nomeadamente sobre a desigualdade de rendimentos, entre sexos, mortalidade infantil, gravidez na adolescência, crianças e juventude e vários indicadores de pobreza e pobreza multidimensional.

A Noruega surge classificada no topo de vários indicadores positivos.

Na parte mais analítica, este ano o estudo centra-se na capacidade das comunidades conseguirem responder a choques adversos e inesperados, como sejam catástrofes naturais ou crises de origem humano mas de natureza diversa.

Deixar uma resposta