Fim da cobrança de roaming na União Europeia

O fim da cobrança de roaming na União Europeia parece ser a nova etapa na progressiva descida das tarefas de roaming que vem sendo imposta pela União Europeia aos operadores de comunicações desde 2007.  Segundo dados divulgados pela Comissão Europeia, a queda de tarifa acumulada entre 2007 e 2013 atinge os 91%, contudo, o custo de roaming da dados, sms e serviço de voz continua a ser suficientemente elevado para que um pouco mais de 1 em cada 4 europeus em trânsito noutro país prefiram desligar o telemóvel para evitar despesas.

Em legislação hoje aprovada numa comissão setorial do Parlamento Europeu, criaram-se condições para o fim da cobrança do roaming a partir de 15 de dezembro de 2015. Para que o fim da cobrança de roaming seja uma realidade dentro de cerca de ano e maio será ainda necessário a aprovação pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho Europeu. O processo legislativo está em marcha.

2 comentários

  1. Espero bem que não passa porque foi habilmente junta à lei que acaba com a internet 100% neutral (que também habilmente se chama lei da neutralidade da internet)

Deixar uma resposta