Atualização da Previsão para a taxa de Inflação em 2014 (projeção de outono)

A mais recente previsão para a taxa de inflação em 2014 realizada pelo Banco de Portugal (em outubro de 2014) aponta para uma estagnação total do índice harmonizado de preços no consumidor (IHPC). Este indicador é ligeiramente diferente da taxa de inflação usada internamente em Portugal (Índice de Preços no Consumidor – IPC) pois é um índice harmonizado na Zona Euro mas raramente difere – quando difere – em mais de uma décima da taxa de inflação habitual. Assim sendo serve claramente de referência e, como afirmámos, aponta para uma variação nula nos preços, ou seja para uma taxa de inflação média anual de 0,0%.

Esta previsão divulgada com o Boletim Económico de outono do Banco de Portugal vem na sequência de uma sucessão de revisões em baixa das projeções feitas pelo banco central. Recorde-se que no final de 2013 a projeção para a inflação era de 0,8% tendo sido revista trimestralmente em baixa, primeiro para 0,5%, depois para 0,2% e finalmente em outubro de 2014 para os 0,0%. Nos últimos meses os dados oficiais do INE sobre este indicador têm revelado uma queda dos preços em termos de comparação homóloga mensal conduzindo a uma queda da variação média anual que o Banco de Portugal agora estima dever terminar o ano nos 0,0%.

Quanto à previsão da taxa de inflação para 2015 termos duas previsões em breve, uma que surgirá no relatório de enquadramento orçamento que acompanha o Orçamento de Estado de 2015 (cuja proposta é divulgada em meados de outubro) e outra que surgirá no Boletim Económico de Inverno (dezembro) do Banco de Portugal. A previsão mais recente feita pelo Banco de Portugal (aquando estimava que a inflação de 2014 seria de 0,2%) era de uma taxa de inflação para 2015 de 1,0% (1,1% para 2016).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *