O novo "Ir além da Troika" em versão germânica (Opinião)

OPINIÃO: A propósito desta novidade de ontem que tem potencial para ser mais um momento histórico na história da Europa  – ver “Bundesbank: e se usássemos os depósitos a prazo para pagar a dívida pública?”  é caso para dizer que este processo de ajustamento está a correr tão bem que o Bundesbank, patrocinador afincado da política da troika e amado pelo atual governo até ao limite da superação, nos quer premiar com uma nova solução para a crise: limpar depósitos e demais poupança para pagar, pagar, pagar. É o novo ir além da troika.
Reestruturar uma dívida insustentável, não. Descapitalizar totalmente o país e induzir a fuga de capitais, sim!
Isto num país onde a falta de capital é hoje reconhecida como um dos obstáculos e uma das desvantagens competitivas mais evidentes face aos seus parceiros.

De que cenário devemos ter mais medo depois desta sugestão do Bundesbank? Que cenário nos dá maiores esperanças de futuro? Houve um tempo em que a saída do Euro ou o desmantelamento da moeda única era o papão dos papões. Hoje, é melhor reescrever essa hierarquia e pensar bem em que é que queremos que nos calhe em sorte ou pelo que é que devemos batalhar.

 

Deixar uma resposta