Taxa de inflação desce para 1,4% em junho 2013

A taxa de inflação continua a registar uma queda acelerada tendo diminuido duas décimas em termos de taxa de variação média anual para os 1,4%. Eis o resumo do INE e a ligação (clique aqui) para a informação integral.

“Em junho de 2013, a taxa de variação média dos últimos doze meses do IPC situou-se em 1,4%, taxa inferior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior. O indicador de inflação subjacente, medido pelo índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, apresentou uma taxa de variação média de 0,7%, inferior em 0,1 p.p. à taxa observada no mês anterior.
A taxa de variação média dos últimos doze meses do IHPC em Portugal passou de 1,7% em maio para 1,6% em junho. Em maio de 2013 esta taxa foi inferior em 0,4 p.p. à observada para os países pertencentes à área do Euro. Em junho, tendo como referência a estimativa do Eurostat , a diferença entre a taxa de variação média do IHPC português e a observada para os países pertencentes à área do Euro deverá manter-se inalterada.”

Deixar uma resposta