Simulador gratuito para o orçamento familiar

Para aqueles que precisam de auxílio a gerir as contas familiares encontrámos um recurso gratuito e preparado com qualidade pelos responsáveis pelos portal “Todos Contam ” – uma iniciativa conjunta do Banco de Portugal com a CMVM e o ISP. O Simulador do orçamento familiar é apresentado como corolário de uma seção formativa que se inicia com a reflexão sobre como identificar despesas e rendimentos, passa pela determinação da situação financeira e inclui ainda tópicos como a definição de objetivos, a elaboração do orçamento e a gestão de dívidas (além de outros sub-tópicos relevantes).

De experiências de contacto com utilizadores de produtos financeiros e de dúvidas e questões dos nossos leitores, acreditamos que, para muitos, nem sempre é obvio ou imediato apurar a listagem de receitas e despesas a considerar para aferir da situação financeira do agregado familiar, pelo que passar pelas páginas de apoio deste portal e proceder ao exercício de simulação do orçamento são atividades recomendáveis e podem revelar-se muito úteis.

No simulador, em concreto, apresentam-se receitas e despesas por várias categorias constituindo-se como auxiliares de memória para que não faltem aspetos fundamentais. A apresentação gráfica também é atraente e a componente didática relevante. Seja para sim enquanto gestor familiar mais experimentado, ou para ensinar a alguém que esteja a dar os primeiros passos, este instrumento de combate à iliteracia financeira em que se traduz todo o portal “Todos contam”  é louvável. Havemos de voltar a destacar mais conteúdos nas semanas que se seguem.

5 comentários

  1. Bom dia! O simulador parece-me interessante,é pena não dar para download.Ou seja tê-lo no nosso PC, sem necessidade de utilização externa,no caso Internet.Todos devemos ter cuidados redobrados quanto a deixar dados pessoais na Internet.
    à equipa do Economia e Finanças,têm algum aplicativo para download?
    O apresentado parece-me bom mas está on-line,o que desaconselha a sua utilização.Pelo menos a mim!
    Cumprimentos

  2. Adorei a forma como este simulador se apresenta, linguagem muito acessível.Não se pode fazer download, para podermos tê-lo no PC?
    Pessoalmente ser-me-ia muito útil.
    Pensem nisso.

  3. boa noite venho pedir ajuda eu trabalho e tenho um ordenado de 500 euros tenho casa para pagar mais os seguros que o banco obriga 2 filhos na escola e um marido desempregado ja ha 2 anos naqual não tem direito a nada porque o patrao fugio e não tenho direito a nada ja pedi ajuda mas na seguranca social dize-me que não tenho direito a nada….

  4. O melhor simulador até hoje conhecido.
    É pena não ser possível fazer download.
    Será que podem disponibilizá-lo?
    Agradecida,
    Beatriz

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *