Reembolso do IRS pode disparar em 2014

Segundo opinião da consultora Deloitte reproduzida no Dinheiro Vivo, as tabelas de retenção na fonte relativas à cobrança mensal do IRS durante o ano de 2013 deverão implicar uma cobrança excessiva de imposto, desalinhada com os escalões de IRS que serão usados para o apuramento anual e desalinhada com as diversas formas de tributação de rendimento não englobadas pelas tabelas mensais.

A Deloitte avança com vários exemplos onde antecipa que uma retenção excessiva deverá implicar o reembolso de uma parte do imposto cobrado quando, já em 2014, e após a declaração anual de IRS se apurar a liquidação de imposto.

Entre os exemplos mais evidentes destaca-se o caso dos funcionários públicos onde o reembolso estimado poderá quadruplicar (em alguns casos, mesmo sem considerar as eventuais deduções sobreviventes) e o caso dos pensionistas onde as tabelas de retenção mensal ignoram a existência de uma taxa extraordinária de solidariedade que será cobrada a partir de certo valor da pensão e que não é abatida ao salário antes de se apurar o IRS, produzindo assim uma dupla tributação ou uma tributação sobre um valor que, de facto, o pensionista (já) não recebe.

No sector privado há também a indicação de que apesar do aumento de impostos, a cobrança excessiva e antecipada de imposto não diminuirá devendo os reembolsos a receber em 2014 manter-se ao nível de 2013.

Na prática, este diagnóstico feito pela Deloitte revela que, apesar de se estar perante um brutal aumento de impostos, este será ainda exacerbado com uma antecipação de impostos indevido durante o ano de 2013, que será depois devolvido vários meses após a sua cobrança, já em meados de 2014.

Pode recordar aqui o  Calendário e prazo de entrega do IRS em 2013.

Como habitualmente procuraremos acompanhar aqui o tema do reembolso do IRS tanto no corrente ano como em 2014.

 

6 comentários

  1. MAS SERÁ QUE NINGUÉM SE INTERROGA QUANTO AO REEMBOLSO DO IRS??? OS 20 DIAS JÁ PASSARAM E CONTINUA NO SITE DAS FINANÇAS TUDO IGUAL, APENAS ESTÁ VALIDADO

Deixar uma resposta