Preços não subiram em fevereiro e inflação anual desacelerou para 2,2%

A variação homóloga do índice de preços no consumidor (o índice que mede a inflação em Portugal) foi nula no passado mês de fevereiro segundo dados hoje divulgados pelo INE. Com estes novos valores, a taxa de variação média anual dos preço, vulgo taxa de inflação, caiu 3 décimas num único mês, fixando-sen os 2,2%. Recorde-se que a expectativa para este indicador no final do ano aponta para que se fixe abaixo do ponto percentual.

O INE apresenta o seguinte detalhe justificativo para a variação homóloga nula:

O indicador de inflação subjacente (IPC excluindo energia e produtos alimentares) apresentou uma taxa de variação homóloga de -0,5%, inferior em 0,2 p.p. à observada em janeiro de 2013.
Entre as contribuições negativas para a variação homóloga do IPC destaca-se claramente a classe do Vestuário e Calçado (classe 3), com uma variação homóloga de -4,9%.
Nas classes com contribuições positivas para a variação homóloga do IPC salientam-se a da Habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis (classe 4), seguida da classe dos Produtos alimentares e bebidas não alcoólicas (classe 1).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *