Grande maioria recusa colocar número de contribuinte nas faturas

Aparentemente a fraca adesão dos portugueses ao aproveitamento do benefício fiscal associado a 5% do IVA pago em alguns serviços por desconto em IRS (ver “Em 2013 se apresentar 26.740€ de faturas poderá deduzir até 250€ do IVA no seu IRS?“)  tem vindo a enfraquecer ainda mais com o avançar do ano. E essa a conclusão apresentada na peça “Faturas: cada vez menos pessoas dão o NIF quando pagam a conta” do Dinheiro Vivo na qual se sublinha que:

“(…) Por cada 100 faturas emitidas, os contribuintes associam em média o seu número de identificação fiscal (NIF) em sete. Esta situação faz com que dos 82, milhões de faturas já reportadas ao fisco, apenas 6,02 milhões (7%) estejam identificadas. Há um mês, a percentagem de adesão ao este benefícios fiscal chegou a ser de 13%.

Apesar de as faturas daqueles sectores de atividade conferirem um benefício fiscal potencial de 7,93 milhões de euros, somente 944,9 mil euros (21%) foram usados e vão poder ajudar a abater o IRS. (…)”

A valor quase irrisório obtido de benefício na maioria das fatura poderá ser a principal explicação para este desinteresse.

Sobre este tema ver também:

Portal das finanças disponibiliza sítio e-fatura para registar despesas que dão para reaver 5% do IVA.

Deixar uma resposta