Trabalhadores independentes que mudaram de escalão: como requerer o pagamento em prestações de contribuições por regularizar

Na sequência do que aqui publicamos na peça “Trabalhadores Independentes: Correção do Posicionamento nos Escalões” a Segurança Social está a disponibilizar até 20 de novembro de 2012 a hipótese de os Trabalhadores Independentes que sofreram uma alteração do escalão da base de incidência contributiva (BIC) poderem  requerer o pagamento em prestações de contribuições por regularizar.

Segundo a Segurança Social, todos os que se veem na obrigação de regularizar o pagamento de contribuições na sequência da identificação de erros de atribuição do escalão contributivo, incorridos pela Segurança Social desde novembro de 2011 – e por esta comunicados aos trabalhadores independentes recentemente – podem:

“(…) requerer o pagamento desse montante através de prestações, sem juros, nos termos do Decreto-Lei n.º 213/2012, de 25 de setembro. Ver o nosso artigo “Em que condições a Segurança Social autoriza o pagamento diferido de montante de contribuições (Decreto-Lei n.º 213/2012)” sobre o assunto.

Para proceder ao pedido para pagamento em prestações de contribuições por regularizar, por alteração de escalão, deve utilizar o requerimento Trabalhador Independente – Req. para Pagamento Diferido de Contribuições – Mod. RC 3050-DGSS, também disponível no separador “Em linha / Formulários / Categoria: Contribuições”.

Este requerimento deve ser remetido através da Segurança Social Direta, devendo seguir os passos que se indicam AQUI.

Sublinhamos que o prazo para efetuar o pedido termina a 20 de novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *