Rendimento social de inserção (rendimento mínimo) só para quem tem poupanças inferiores a 25mil euros

[wp_ad_camp_1]

Segundo o Jornal de Notícias e o Jornal de Negócios, o Rendimento Social de Inserção (RSI) vai ter novas regras que reduzirão os números de candidatos elegíveis a receber este apoio devendo também reduzir, em alguns casos, o montante do apoio. Entre alguns dos aspetos avançados conta-se que qualquer pessoas que tenha pelo menos 25 mil euros no banco (60 vezes o IAS) ou um carro, um barco ou aeronave de valor igual ou superior a 25 mil euros não terá direito ao RSI. Os notícias não são claras quanto à forma como se avaliará o valor, por exemplo, do automóvel. Relevará o valor de aquisição? O valor de mercado ao momento? Quem o definirá?

Por outro lado, avança-se que a forma de cálculo do rendimento per capita de cada agregado sofrerá alterações que acabarão por conduzir a uma redução do montantes de RSI a atribuir.

Juntamente com esta crescente restritividade no acesso ao RSI, as exigências a colocar a quem recebe o apoio aumentarão e passarão por ter de aceitar “contratos de inserção”, através dos quais os recetores do RSI serão chamados a prestar serviço social a especificar em cada caso.

Recorde-se que o RSI é visto como um apoio social de última linha, destinado a mitigar situações de incapacidade extrema em garantir um mínimo de rendimentos que permita a subsitência e qualquer esperança de reintegração social.

3 comentários

  1. O exemplo , é : Atacar os mais fracos !
    Parabéns , vocês são todos muito corajosos !
    E infelizmente além de muito corajosos , têm um grande deficit de inteligência !
    Vocês ainda não repararam que não sois ricos ?…
    Vocês ainda não repararam, que estais a atacar o vosso infeliz e mais que provável futuro ?
    Deixai- vos de invejosidades , e mesquinhices !
    Que povo sois vós que vos atacais entre vós próprios ?
    RSI é o limiar da pobreza !
    Atacai os ricos !

  2. quero preguntar ..nossa familia tens 2 adultos e 1 crianca ate 2 anos..agregado familiar e de 550 euros por mes…quanto temos que receber RSI..nos estamos receber 14 euros..acho muito poco..obrigado

Deixar uma resposta