Processo Especial de Revitalização de empresas (PER)

[wp_ad_camp_1]O PER – Processo Especial de Revitalização de empresas (ver imagem extraída da documentação do governo que se anexa) vem alterar os procedimentos administrativos e as condicionantes associadas às situações de dificuldades económicas e de  insolvência iminente das empresas. O grande objetivo será o de aumentar significativamente a taxa de sucesso do processos de recuperação de empresas. Segundo o que já se vai conhecendo do PER bastará que o devedor e um dos credores tomem a iniciativa de comum acordo de iniciar o procedimento para que este se desencadeie com a designação de um administrador judicial provisório.

Os passos seguintes serão a listagem e reclamação de crédito (20 dias); decisão judicial sobre as impugnações (5 dias) e até três meses para concluir as negociações mediadas pelo administrador judicial.

As condições de aprovação do plano proposto pelo administrador passarão, entre outros, a exigir quorum de 1/3 do total de créditos com direito de voto e destes 2/3 deverão ser favoráveis. Proposto o plano o juiz tem 10 dias para deliberar e em caso de inexistência de acordo  poderá ser declarada a insolvência.

Processo especial de revitalização 300x204 Processo Especial de Revitalização de empresas (PER)

Durante todo o processo a empresa fica protegida quanto à cobrança de dívidas.

Há também alterações ao nível do IRC alargando-se o período de dedução dos prejuízos fiscais de 4 para 5 anos.

Eis os detalhes disponibilizados ontem pelo governo sobre o  Programa Revitalizar fazendo-se notar que existirá uma revisão do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas (CIRE), que será aprovado o SIREVE – Sistema de Recuperação de Empresas por Via Extrajudicial e que serão conhecidas mais medidas associadas a este programa, em breve. A expectativa é que o programa possa estar em marcha, em termos práticos, dentro de cerca de dois meses.

GOSTOU DO QUE LEU?
Então não perca nenhum dos nossos artigos.
Receba um EMAIL diário com os resumos:


Artigos Relacionados

Top