Inflação anual abaixo dos 3%

O INE acaba de divulgar os dados da inflação relativos ao penúltimo mês de 2012 e confirma a expectativa de desaceleração dos preços. De facto, no ano terminado em novembro de 2012, a taxa de inflação média anual está já abaixo dos 3%: 2,9% para ser exato. É assim inteiramente plausível manter a previsão de que a taxa de inflação em 2012 fechará o ano próximo dos 2,8%.

Estes dados estão também em linha com a previsão de tendência de evolução da taxa de inflação para 2013 que aponta para uma forte desaceleração do aumento dos preços, prevendo-se que encerre o ano a rondar o 1%. Recorde mais detalhes sobre o assunto indicados neste artigo: “Taxa de inflação em 2012 deverá fechar abaixo dos 3% e previsão para 2013.“.

Eis o sumário do destaque do INE sobre os dados hoje divulgados e que podem ser consultados na íntegra aqui (clique para aceder).

“O Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou uma variação homóloga de 1,9% em novembro de 2012 (2,1% no mês anterior). Excluindo do IPC a energia e os bens alimentares não transformados, a taxa de variação homóloga foi 1,2%, superior em 0,1 pontos percentuais (p.p.) à observada em outubro para o mesmo agregado. O IPC apresentou uma variação mensal de -0,3% (0,3% em outubro de 2012 e -0.1% em novembro de 2011). A variação média dos últimos doze meses situou-se em 2,9%, inferior em 0,2 p.p. à registada no mês anterior.
O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma taxa de variação homóloga de 1,9% (2,1% em outubro de 2012), inferior em 0,3 p.p. à estimada pelo Eurostat para a área do Euro. No mês anterior este diferencial foi 0,4 p.p.. A taxa de variação mensal do IHPC situou-se em -0,4% e a taxa de variação média dos últimos doze meses foi 2,9%.”

3 comentários

  1. A inflação para o ano que vêm prevê-se de 1%?!
    Está previsto aumento significativo de exportações?
    Valorização significativa do euro face ao dólar?
    Aumento da procura interna?
    Diminuição de rendimentos?

    Esta taxa de inflação apresentada deixa sempre muito a desejar, não reflecte a verdadeira realidade.

Deixar uma resposta