54.136 famílias perderam a sua prestação de Rendimento Social de Inserção (RSI)

[wp_ad_camp_1]

Segundo o relatório do GEP do Ministério da Solidariedade e Segurança Social hoje citado pelo Diário Económico, em 2011 54.136 famílias perderam a sua prestação de Rendimento Social de Inserção (RSI). Destas, cerca de 42% perderam o apoio por terem conseguido aumentar os rendimentos do agregado familiar enquanto as restantes foram identificadas como não estando a cumprir com o contrato associado ao RSI e por outras razões.

A invocação do regresso ao mercado de trabalho só surgiu em 158 casos atestando quão difícil tem sido cumprir, pela via do mercado de trabalho, a reinserção familiar.

No mais recente relatório do GEP e, em concreto, na página 18 dedicada ao RSI, em fevereiro de 2012 o apoio médio por beneficiário rondava os 91€ e cerca de 38% dos beneficiários eram menores de idade.  Apenas 1% tinha mais de 64 anos – recorde-se a este propósito que o complemento solidário para idosos “limpo” desta medida apelidada de reinserção, a população acima da idade da reforma.

RSI por escalões etários - FEV 2012
RSI por escalões etários - FEV 2012

Outro dado relevante é que cerca de 60% das famílias recebe até 2400€ por ano de RSI.

Ainda em fevereiro de 2012 os beneficiários eram 322 919 denotando um progressivo, ainda que lento, aumento registado ao longo dos últimos meses (mais 3,4% que em setembro de 2011, por exemplo).

Segundo o que lemos no Diário Económico, 3 em cada 4 famílias que recebe o RSI declara conseguir algum nível de rendimento que, contudo, não é superior ao limiar a partir do qual deixam de ter acesso ao RSI. Outra nota, é o aumento da duração dos contratos de RSI que se tem agravado no atual cenário de crise económica

2 comentários

  1. pois e a ciganos,drogados e afins..recebem aos 800euros….a qm qr trabalhar…criar e sustentar filhos nao tem direito pq o vive na casa dos pais dos filhos ele trabalha ganha 600e e tem q pagar tudo….

  2. pois como vivo em casa do pai das minhas filhas….tenho 21,43 e de rsi…qnd ciganos e afins tem aos 800 e de rsi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *