20 Explica: inovação online ao serviço dos alunos do ensino obrigatório

A UniLeya (grupo Leya) vai lançar no início do ano letivo uma oferta digital inovadora de e-learning, um serviço comercial de explicações online, o  20 Explica. Trata-se, segundo os dinamizadores, de “(…) um serviço à distância de apoio ao estudo e preparação para testes intermédios e exames, destinado a alunos que frequentem o ensino obrigatório. (…)”. 

O Portal que concentrará as explicações (as explicações integrais de Matemática A 10º-12º estarão disponíveis em outubro de 2012) está  online e pode ser encontrado aqui: 20 Explica.

Sublinhe-se que já é possível encontrar alguns dos conteúdos. Por exemplo, uma coleção de cinco vídeos de 5 a 7 minutos cada sobre Matemática A – Geometria no plano e no espaço (clique para aceder aos vídeos) ou nas ligações que se seguem:

O compromisso assumido pelos editores passa por disponibilizar vídeos preparados por professores especializados que surgirão na secção “Aulas” bem como uma secção de “Avaliação” na qual estarão disponíveis testes interativos com correção e sugestões de revisão de matéria, entre outros.

blank

Esta iniciativa parece seguir de perto uma nova corrente de ensino e apoio ao ensino que explora as potencialidades dos suportes digitais (em particular as explicações por vídeo) que permitem a cada aluno ver e rever as matérias, adequando a cada um o ritmo de aprendizagem e facultando a todos ferramentas pouco habituais e potencialmente de valor acrescentado que constituem um desafio a quem aprende mas também a quem ensina. Veja-se por exemplo esta peça do programa 60 minutes sobre a Khan Academy que recebeu recentemente financiamento da Fundação Bill Gates.


Deixar uma resposta