Simulador IRS 2012 já disponível: Modelo 3 (act.)

[wp_ad_camp_1]

O primeiro simulador de IRS para 2012 a que tivemos acesso já preparado para a declaração fiscal do IRS 2012 (rendimentos de 2011) foi o Modelo3 (clique para aceder). Este simulador baseado no browser da internet (não exige instalação de programas no computador) tem vindo a melhorar ano após ano tornando-se numa das alternativas viáveis para quem não queira estar à espera do simulador oficial ou para quem queira preencher a sua declaração fiscal de forma mais intuitiva e acompanhada. Estamos neste momento a testar o Modelo 3 na sua versão gratuita  (30 dias) e, para já, podemos recomendar a sua utilização. Para quem queira uma utilização mais completa (com sugestões de otimização) do simulador, este encontra-se disponível numa versão paga.

Para mais detalhes o melhor mesmo é visitar a página do Modelo3 (clique para aceder).

Quanto aos reembolsos leia isto: Reembolso de IRS 2012 garantido em 20 dias se entregar declaração pela internet

Bons negócios!

(Este artigo foi atualizado em março de 2012)

9 comentários

  1. É estranho não mencionarem o iRX que já tem o cálculo de IRS do exercício 2011 há meses… E, ao contrário de outros simuladores, faz o cálculo de TODAS as categorias de rendimentos. Além disso é grátis!

    Ora vejam: http://www.irx.com.pt

    Abraços

  2. Caro Paulo tem a certeza que é para rendimentos de 2010? Testámos a ficámos convencidos que é para rendimentos de 2011 (tal como afirmam os autores). Pode dar-nos exemplos que confirmem a sua afirmação? Teremos muito gosto em alertar o autor para que corrija os erros.
    O artigo Modelo 3 tem um período de teste de 30 dias, quem não gostar não compra. Pela parte que nos toca gostariamos de ter essa oportunidade em muitos dos produtos e serviços que compramos no dia a dia. Ao contrári odo Paulo preferimos agradecer o esforço dos autores e deixar a dica para que cada um possa decidir por si convidando quem tiver razões de queixa para as denunciar e, já agora, quem estiver satisfeito para não se acanhar dessa forma não sermos só um país de maldicentes pouco interessados em averiguar antes de apedrejar .
    Olhe Paulo, bom ano!

  3. Monica, obrigado mais uma vez pelo vosso interesse pelo Modelo3.

    Paulo, lamento informá-lo mas está errado: o Modelo3 suporta as regras de 2011 já desde Outubro: imposto extra, limites de EBF, máximos de deduções à colecta. E, claro, pode sempre verificar isto por si próprio: o período experimental de 30 dias deve servir este propósito.

    Filipe 🙂

    1. Ok. Paulo, a seu pedido vamos remover. E note que não somos jornalistas, pelo menos no sentido profissional do termo, por aqui pratica-se o jornalismo de cidadão. O Economia e Finanças é alimentado com trabalho amador, ainda que dedicado e com a qualidade que as capacidades dos que aqui escrevem permite.

  4. Paulo é evidente que está equivocado em vários aspetos. Permita-me:

    1) O Orçamento de Estado para 2011 foi aprovado há quase um ano, o orçamneto de estado que está aguardar formalização é o de 2012 que se aplicará aos rendimentos de 2012 sobre os quais teremos de fazer a declaração fiscal em 2013. O Modelo3 que testámos permite simular a declaração de IRS relativa a rendimentos de 2011 que deverá ser entregue às finanças em 2012.

    2) Inscrevemo-nos no Modelo3 seguindo as indicações, não pagámos e estamos a usá-lo gratuitamente. Recebemos no e-mail os códigos para pagamento que poderemos efetuar até 30 dias depois do registo. Entretanto, pudemos usar o programa e simular. Se não pagarmos deixamos de ter acesso ao final de 30 dias.

    3) A maldicência parece neste caso estar a ser patrocinada por um mar de enganos. Não será assim?

  5. Paulo: Curiosamente o simulador que mencionei (iRX) faz já o cálculo do IRS para o exercício 2012 (baseado na proposta do OE/2012 e naturalmente pendente de aprovação e de alterações), mas dá para ter uma ideia do que nos espera (em 2013).

    Abraços

Deixar uma resposta