60% dos sítios que vendem bilhetes online violam regras

Confie mais nos sítios que vendem produtos electrónicos pela net (do que no passado recente) mas desconfie particularmente daqueles que vendem bilhetes; é esta a conclusão base de uma análise elaborada e agora comentado pelo Comissão Europeia.

Segundo a Comissão, ao vendedores de produtos electrónicos reagiram às acções da própria Comissão contra as violações legais detectadas e passaram a ser mais cumpridores. Os sinais de alerta encontram-se agora, em particular, junto dos sítios de vendas de bilhetes:

“(…) Este ano, a UE decidiu investigar as vendas em linha de bilhetes para eventos culturais e desportivos. Até à data, a Comissão controlou 414 sítios, dos quais 40% estão em conformidade as regras de defesa do consumidor. Os restantes 247 sítios (60%) estão a ser remetidos para as autoridades nacionais para efeitos de aplicação da legislação. Os problemas principais registaram-se a nível da indicação do preço total e dos termos e condições.
Os consumidores devem estar atentos a informações omissas, incompletas ou enganosas sobre os preços dos bilhetes (74% de sítios com problemas), termos e condições ilegais (73%), bem como informações omissas, incompletas ou enganosas sobre o comerciante (48% dos sítios). (…)”

in “Vendas pela Internet: medidas enérgicas protegem consumidores”

O consumo via internet é e será cada vez mais relevante, disso não temos dúvidas, tal como será cada vez mais importante adequar o nosso comportamento como consumidor a este novo meio fazendo uma escolha selectiva dos nossos parceiros e não hesitando em denunciar ilegalidades. Entretanto se o legislador e as entidades policiais forem agindo e não apenas reagindo, tanto melhor. É também para isso que existem.

Deixar uma resposta