blank

O tamanho dos seios e a eficácia da publicidade

A publicidade é um dos temas que temos acompanhado com frequência por aqui. Hoje, destacamos o artigo “O Impacto dos Seios nas Boleias e na Publicidade ” do sempre interessante blogue Dissonância Cognitiva (assina Bruno Ribeiro). Neste post descreve-se uma investigação científica recente realizada em França (fonte não citada) onde se testou o impacto da alteração do volume dos seios na predisposição para dar boleia a uma mulher. Para evitar enviesamentos e aproximar ao máximo a experiência de um teste experimental válido, os investigadores utilizaram sempe a mesma mulher, no mesmo local, mas munida de um dispositivo que permitia controlar o volume percebido dos seios. Depois foi apurar a taxa de sucesso associada ao sexo dos condutores e ao tamanho dos seios.

Eis os resultados:

” (…) Os resultados demonstraram que um aumento no tamanho da copa resultava num aumento da percentagem de condutores dispostos a dar boleia à investigadora… mas apenas para condutores do sexo masculino (nada de novo aqui portanto). Enquanto que a percentagem de condutoras dispostas a oferecer boleia manteve-se relativamente constante nas 3 condições, foi-se notando um aumento gradual no número de condutores masculinos que estavam dispostos a dar boleia com cada aumento de copa. Enquanto que cerca de 15% dos condutores ofereceu boleia à investigadora quando esta exibia uma copa A, esse número subiu para 18% com o aumento para copa B. Mas um aumento de copa resultou num aumento ainda superior na percentagem de condutores dispostos a dar boleia à investigadora: 24% dos condutores masculinos parou na condição copa C!

O resultado prático a retirar deste estudo é óbvio: quanto maior forem os seios de uma mulher, maiores são as probabilidades de conseguir boleia. E quanto aplicações a nível de marketing e publicidade? Como se pode ver pelos resultados, o comportamento dos homens face a mulheres é influenciado pelo tamanho dos seios destas. Sabendo que os homens se tornam mais predispostos a exibir comportamentos pro-sociais para com mulheres com seios maiores, não é de todo descabido assumir que se sentirão mais persuadidos e predispostos a comprar produtos promovidos por mulheres com bustos mais “generosos”. ”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *