Onze anos de Euribor – Janeiro de 1999 a Janeiro de 2010

No início de Janeiro iniciámos uma experiência paralela a este “Economia & Finanças” a que chamámos “Onde Estão os Números“. Hoje publicamos uma peça que explica sumariamente o que é a euribor e promove a consulta da série cronológica da referida taxa que conta já com 11 anos, tantos quantos o €uro. 

O objectivo do “Onde Estão os Números” é de ser de certa forma complementar este Economia & Finanças. Trata-se de um blogue de “menor intensidade” em termos de edição de artigos mas que procura identificar e promover informação estatística, de preferência em séries longas ou cronológicas, disponíveis pública e gratuitamente, que muitas vezes estão algo escondidas ou são simplesmente ignoradas pelos potenciais utilizadores.

Contrariamente ao Economia & Finanças que vai tendo um enfoque claramente centrado em Portugal, o “Onde Estão os Números” serve também de pretexto para irmos acompanhando o que se passa em termos económicos, demográficos e sociais nos restantes países de língua oficial portuguesa, tendo portanto nos respectivos INEs, Bancos Centrais, Universidades, Centros de Investigação e Associações Patronais e Sindicais que produzam estatísticas, as fontes preferênciais de pesquisa . Procurará ser um trabalho colectivo de descoberta, para já de largo espectro em termos temáticos.

Passe por lá, deixe-nos o seu desafio quanto a informação mais fugidia ou a sua sugestão de artigo. Afinal é fundamental saber “Onde Estão os Números” para nos conhecermos melhor e lidarmos melhor uns com os outros. A partir de hoje e durante algum tempo deixaremos um anúncio ao “Onde Estão os Números” em local destacado no Economia & Finanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *