Simulador de PPR de Fundos de Investimento – qual é o melhor? (II/II)

[wp_ad_camp_1]

Na sequência do artigo da semana passada,”Qual é o melhor PPR – Simuladores para PPR (I/II)“, onde se abordava o simulador de PPR que são Seguros de Vida, hoje apresenta-se um outro simulador, igualmente gerido por um regulador, mas desta feita pela CMVM, centrado nos PPR que são Fundos de Investimento. No seu sítio a CMVM disponibiliza um simulador genérico sobre Fundos de Investimento (a que também chama “organismo de investimento colectivo”) onde apresenta, após alguma informação pedida ao utente, para o Fundo que se quer analisar, dados como:

  • Comissão de Subscrição;
  • Taxa Global de Custos;
  • Comissão de Resgate.

Permite-se ainda comparar vários fundos. Mas como se pode chegar aos PPR? Logo no início do simulador, quando é perguntado que fundo quer simular, se escrever apenas “PPR” na caixa de selecção surgir-lhe-ão os nomes dos 14 Fundos de Investimento que são PPR. Perante esta listagem poderá efectuar as simulações e comparações que entender. Naturalmente, se souber de antemão o nome do fundo que lhe interesse pode dispensar este passo. Infelizmente este simulador não dá indicações sobre as rentabilidades passadas mas faz a pedagogia de simular qual o peso dos custos inerentes ao Fundo para o cenário de rentabilidade esperada que o utente projecta vir a obter. E além disso, como se sabe, rentabilidades passadas não dão qualquer garantia de rentabilidades futuras.

Os custos com comissões são um dos aspectis mais relevantes para condicionar a rentabilidade líquidas dos fundos, por isso, não desvalorize algum investimento de tempo numa comparação. Bons negócios!

Deixar uma resposta