Qual é o melhor PPR – Simuladores para PPR (I/II)

[wp_ad_camp_1]

Sabia que há simuladores para os PPR?  Sendo certo que para responder à pergunta enunciada no título nem tudo aquilo que deve ter em conta tem a ver com PPR propriamente dito (a idade do aforrador, o seu grau de aversão ao risco e mesmo o acesso a outras formas de poupança podem ser determinantes) é certo que conhecer as características dos vários tipos de PPR (seguros de vida, fundos de investimento), a sua composição, as comissões cobradas, a existência ou não de capital garantido e o histórico das rentabilidades são algumas das outras características importantes.

O que aqui se recomendaé a consulta de duas páginas com simuladores sobre Planos Poupança Reforma (PPR). Neste artigos centramo-nos, em concreto no simulador gerido e mantido pelo regulador do sector de seguros, o Instituto de Seguros de Portugal, que acompanha os PPR que são Seguros de Vida. No seu simulador (clique aqui para aceder) podemos encontrar características de todos os Seguros PPR disponívies no mercado (à data de hoje 74) como por exemplo:

As comissões de aquisição, trânsferência e reembolso (recordo que as comissões de transferência foram fortemente limitadas por uma alteração legal recente);

  • Taxa de custo de gestão anual;
  • Existência de capital ou rentabilidade garantida;
  • Rentabilidade do último ano e dos últimos 3 anos.

Se quiser descarregar para o seu computador a lintagem actualizada com as caracterísitcas para todos os fundos poderá fazê-lo gratuitamente na página do simulador (no botão Exportar).

Na próxima segunda-feira apresentaremos um simulador de características um pouco diferentes que cobre outro tipo de PPR: os centrados em Fundos de Investimento sem associação a seguros. Até lá, bons negócios!

Deixar uma resposta