Novos montantes das prestações familiares, abono de família e outros – 2009

[wp_ad_camp_1]No preâmbulo da Portaria n.º 511/2009 que fixa os montantes da prestações sociais associadas à família, como sejam os abonos de família, abono pré-natal, entre outros (produz efeitos desde 1 de Janeiro de 2009), pode-se ler:

 “Nestes termos, o abono de família para crianças e jovens beneficia de um aumento correspondente a 2,9 % para os três primeiros escalões e de 2,4 % para os 4.º e 5.º escalões.
Os valores do abono de família pré -natal, bem como das majorações em função de situações de monoparentalidade e para as famílias mais numerosas são igualmente actualizados tendo por referência os valores fixados para o abono de família para crianças e jovens.
O subsídio de funeral é aumentado em 2,4 %.
Por seu turno, a bonificação por deficiência, que acresce ao abono de família para crianças e jovens, o subsídio mensal vitalício e o subsídio por assistência de terceira pessoa beneficiam de um aumento de 2,9 % relativamente aos anteriores valores.”

Para conhecer em detalhe as actualizações (valores) e alterações que acabaram de entrar em vigor consulte esta página (clique aqui).

8 comentários

  1. Gostaria de saber quais os valores que irei receber de abono das minhas filhas visto ter recebido uma declaração da segurança social a comunicar estar no escalão 5.
    Tenho uma filha com 5 anos e outra com 10 meses.

    Atenciosamente,
    Sérgio Silva

  2. Desloquei-me estes dias à segurança social da minha area e fui escadalosamente surpreendido com a informação que me foi dada pela técnica de serviço, à pergunta que lhe pûs à cerca do escalão de abono que me foi atribuido ( 3 ) e se eu o podia contestar, atendendo encontrar-me desempregado à um ano .Disse-me que é lei já à uns anos: os escalões reportam-se aos rendimentos do agregado familiar de 2008; ou seja,andamos sempre com dois anos de atrazo?É verdade tal absurdo? Para efeitos da Acção Social Escolar,do ano que decorre,fazia sentido uma análise do meu rendimento do agregado actualizado e não o de à dois anos. Se possivel agradecia um esclarecimento.
    A ser verdade, confirma-se sermos um país de atrazados.

  3. gostava que me comunicassem para o meu mail tudo dos abonos dos meus filhos e do rendimento minimo tambem
    sem mais os meus sinceros comprimentos

  4. Boa tarde,eu e o meu companheiro e a minha filha de 10 anos moramos numa casa de renda,ambos estamos desempregados e pedimos agora o rendimento social de inserção,podem-me informar quando poderei ter uma resposta e qual o montante que irei receber,por favor?e já agora qual o cálculo que fazem para chegar a esse valor?
    obrigada!
    Sem mais,Cristina Borges

Deixar uma resposta