Comparativo Depósitos a Prazo: Millennium BCP vs Big Online

O depósito Taxa Crescente do Millennium BCP é um dos produtos com mais exposição mediática das últimas semanas em virtude da companha publicitária que se encontra a decorrer. Mas será uma boa aposta face à restante oferta disponível no mercado?

Consultando a ficha de informação normalizada constata-se que se trata de um depósito a prazo a 3 anos, com pagamento semestral de juros, que permite a mobilização antecipada em qualquer momento com perda total dos juros ainda não entregues ao cliente, que exige um mínimo de investimento de 2500€ e que remunera a uma TANB média de 2,958% permitindo como opção proceder-se à capitalização dos juros semestrais.

Comparando com o Depósito Rendimento 3X do Big Online, um depósito similar (mesmo prazo global, mesmo capital mínimo mas com pagamento anual de juros), verifica-se que o do Millennium fica um pouco atrás em dois aspectos mas à frente em outros dois:

Negativos:

  • O Taxa Crescente do BCP  tem uma TANB média inferior (2,958% contra 3,08%);
  • Leva à perda total dos juros do semestre em que ocorra uma mobilização antecipada quando no caso do Depósito Rendimento 3X há lugar à perda de metade dos juros (atendendo à diferença no prazo de atribuição dos juros entre os dois produtos, na prática, a menor penalização de juros no Big apenas representa uma vantagem no caso em que haja mobilização antecipada durante o 1º semestre de algum dos anos).

Positivos:

  • A TANB do depósito do BCP é superior à do Big no 1º e no 2º ano, apenas no 3º ano o depósito do Big ganha vantagem registando uma TANB média superior no conjunto dos 3 anos à custa dos 4,5% que remunera no 3º ano (contra 4% do BCP);
  • O facto de efectuar pagamentos semestrais de juros e não anuais permite aceder a alguma liquidez com vantagem sobre a oferta do Banco Big.

Em suma, estamos perante ofertas competitivas que, apesar se insistir em “valorizar” a taxa de remuneração do último período, não apresentam as artimanhas enganadoras de outros produtos já aqui destacados. Provavelmente, o Millennium não “roubará” clientes ao Banco Big e vice-versa com estas ofertas, quanto ao resto das ofertas de outros bancos já parece haver margem de atracção. Para mais depósitos a prazo existentes no mercado passe pela nossa página de referência.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *