Subsídio de desemprego: 6 meses para procurar emprego na União Europeia

Acabou de ficar desempregado? Quer procurar emprego em Espanha, Inglaterra ou outro país da União Europeia,  contactar com empresas de recrutamento, ir a entrevistas, mas só o pode fazer à distância para não perder o direito ao subsídio de desemprego pois tem de se apresentar regularmente no seu centro de emprego? Segundo notícia recente do Diário de Notícias essa perspectiva de mobilidade em busca de emprego ficará mais facilitada em 2010:

Os desempregados que quiserem procurar trabalho noutro país da UE vão poder manter o subsídio de desemprego durante três a seis meses. A medida, que alarga o regime actual, consta de um regulamento europeu já aprovado e que deverá entrar em vigor em Março do próximo ano. Nessa altura, o desemprego deverá registar máximos históricos. (…) A medida consta de um regulamento europeu aprovado no final de Julho, que deverá entrar em vigor a 1 de Março [de 2010], estando a data apenas dependente da publicação do diploma. (…)
O regulamento em vigor garante o subsídio por um período máximo de três meses. A partir de Março, serão os serviços nacionais a decidir quem terá direito a um período mais alargado. “Depende da instituição competente do Estado membro decidir, caso a caso, se deve conceder três ou mais meses. É uma decisão discricionária, mas deve ser objectiva e proporcional”, refere ao DN fonte oficial da Comissão Europeia. Contactado pelo DN, o Ministério do Trabalho remete a definição dos critérios para mais tarde. (…)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *