Instalar paineis solares em casa dá benefício fiscal? (act.)

No calor de mais uma sessão de debate político na Assembleia da República o Primeiro-Ministro anuncia um investimento teórico de 225 milhões de euros para apoiar as famílias que queiram instalar paineis solares térmicos nas suas casa.

“Segundo o líder do executivo, as famílias que entenderem instalar em 2009 painéis solares térmicos nas suas casas contarão “com um triplo benefício”.

“Pagarão menos de metade do custo do equipamento; verão a sua factura energética anual reduzir-se em mais 20 por cento; e terão ainda um benefício fiscal de 30 por cento do custo de investimento do primeiro ano”, apontou.

Neste capítulo, Sócrates adiantou também que estas famílias poderão recorrer ao crédito bancário para financiamento dos painéis “em condições preferenciais já a partir do próximo mês”.

Sócrates disse depois que a meta é instalar painéis solares “em mais de 65 mil habitações”.

“O investimento previsto chegará aos 225 milhões de euros, cabendo ao Estado uma comparticipação na ordem dos 100 milhões de euros. Estima-se também a criação de cerca de 2500 postos de trabalho”, sustentou.”

in Lusa.

ADENDA (12FEV2009): O Negócios fez uma síntese sobre esta matéria a que chama “Guia dos incentivos para as famílias instalarem painéis solares térmicos“.

Sendo certo que estes anúncios nem sempre são muito claros ou fieis ao que acaba por ser concretizado na lei, procuraremos estar atentos para dar as novidades subsequentes.

4 comentários

  1. Mais banha de cobra para ficar na fotografia sabendo-se que a larga maioria da população vive em edifícios e que, normalmente, os condóminos nem para as obras urgentes de manutenção se conseguem entender entre si.

  2. como posso fazer painéis solares fotovoltaica em casa,passo a passo,e quais materiais é utilizado para fazer um.

Deixar uma resposta